Ex­perts in Fire Pro­tec­tion

Plantas de Processamento de Madeira

Segurança presente em todo o processo de produção.

 

O pro­cesso de pro­dução em plantas de pro­ces­sa­mento de ma­deira é ca­rac­te­ri­zado por áreas de pro­ces­sa­mentos com­plexos, onde as má­quinas são usadas para tri­turar e se­parar, secar, colar e prensar, aplainar, fresar e serrar. 

As áreas in­di­vi­duais de pro­ces­sa­mento são in­ter­li­gadas através de vá­rios sis­temas de trans­porte me­câ­nico e pneu­má­tico (trans­por­ta­dores) para ga­rantir a lo­gis­tica eficaz do ma­te­rial em ma­deira. 

Além disso, as plantas de pro­ces­sa­mento de ma­deira, muitas vezes têm vá­rias áreas au­xi­li­ares que podem va­riar de casa de má­quinas com tur­binas e trans­for­ma­dores até di­fe­rentes tipos de ar­ma­ze­na­mento e ser­vi­dores.

O au­mento da au­to­mação e a con­tínua ex­pansão das ve­lo­ci­dades de pro­dução con­tri­buem enor­me­mente para o au­mento do risco de ocor­rência de in­cêndio. 

 

No caso da ge­ração de faíscas ou par­tí­culas in­can­des­centes, in­cên­dios podem se es­pa­lhar ra­pi­da­mente para ou­tras áreas de pro­ces­sa­mento, em função dos pro­cessos de pro­dução es­trei­ta­mente in­ter­li­gados. A alta carga de in­cêndio da ma­deira em com­bi­nação com a ge­ração de par­tí­culas de po­eira fina, podem causar ra­pi­da­mente in­cên­dios e ex­plo­sões que podem levar à in­ter­rupção total de todo o pro­cesso de pro­dução em uma planta de pro­ces­sa­mento de ma­deira.

Chamas, Fu­maça, Emis­sões de gases, Calor – o in­cêndio tem muitas fa­cetas. A Minimax tem de­tec­tores es­pe­cí­ficos para cada tipo de ocor­rência de in­cêndio des­ti­nados as di­versas áreas dentro de uma planta de pro­ces­sa­mento de ma­deira. Seus si­nais con­vergem no painel de con­trole de de­tecção e ex­tinção de in­cêndio, que emite um alarme para as pes­soas em risco e no­ti­fica o corpo de bom­beiros e/ou a bri­gada de in­cêndio. Além disso, o painel de con­trole Minimax mo­ni­tora os sis­temas de pro­teção contra in­cêndio ins­ta­lados quanto ao seu cor­reto fun­ci­o­na­mento e ele­tri­ca­mente aciona os sis­temas de ex­tinção que não estão equi­pados com seus pró­prios ele­mentos aci­o­na­dores, por exemplo, sis­temas de di­lúvio com di­fu­sores abertos (as­persão por água e/ou es­puma).

Um sis­tema de pro­teção contra in­cêndio por sprin­klers ga­rante total pro­teção do edi­fício em uma planta de pro­ces­sa­mento de ma­deira. A Minimax ofe­rece uma ampla gama de tipos de sprin­klers e sprin­klers es­pe­ciais que per­mitem a adap­tação ideal do sis­tema sprin­klers em acordo com as si­tu­a­ções de ins­ta­lação exis­tentes e as áreas a serem pro­te­gidas.

Áreas com riscos de in­cêndio ou con­di­ções de uti­li­zação es­pe­cí­ficos re­querem – seja em adição ou em subs­ti­tuição ao sis­tema de sprin­kler – um sis­tema cus­to­mi­zado de inun­dação total – ou de pro­teção de pro­cessos e equi­pa­mentos. Por esse mo­tivo, sis­temas de inun­dação total (di­lúvio), sis­temas Mi­nifog (sis­tema de baixao pressão para as­persão por névoa de aguá), sis­temas ex­tin­tores por gás inerte Oxeo, sis­temas ex­tin­tores por dió­xido de car­bono e sis­temas ex­tin­tores por ha­lo­car­bono e sis­temas de­ex­tinção de faíscas também são apli­cados em plantas de pro­ces­sa­mento de ma­deira.

O alarme e os re­la­tó­rios de status emi­tidos pelos Sis­temas de pro­teção contra in­cêndio ins­ta­lados pela Minimax, assim como por ou­tros for­ne­ce­dores, podem ser vi­su­a­li­zados em telas pelo sis­tema su­per­vi­sório In­veron.

Pro­teção contra in­cên­dios pas­siva, so­mados a sis­temas mó­veis, tais como ex­tin­tores de in­cêndio, hi­drantes de pa­rede e sis­temas de ex­tração de fu­maça e calor, com­pletam a pro­teção contra in­cêndio em plantas de pro­ces­sa­mento de ma­deira.

Áreas Protegidas

1

Má­quina de pro­ces­sa­mento de ma­deira

2

Prensas

3

Áreas de óleo tér­mico

4

Sis­temas de se­cagem

5

Es­ta­ções de co­lagem e for­mação

6

Sucção pneu­má­tica e sis­temas de trans­porte

7

Salas elé­tricas e de con­trole

8

Es­cri­tó­rios

9

Salas de ser­vi­dores

10

Ar­ma­ze­na­mento de subs­tân­cias pe­ri­gosas

11

Sis­temas de trans­porte me­câ­nicos

12

Sis­temas de trans­porte me­câ­nicos

13

Ar­ma­ze­na­mento ex­terno

14

Bunker, silo, ci­clones

15

Sis­temas de filtro

Minimax do Brasil Ltda.
Rua Manoel de Sá Fortes Junqueira Júnior, 551 Vinhedo – SP – Brasil

Tel.: (19) 3886-6670

E-mail: info@minimaxbrasil.com.br