O processo associado à granulação, seleção e processamento – a reciclagem de matérias primas – consiste de várias etapas mecânicas manuais e automáticas e é mais complexo que o que é geralmente aceito. Tal complexidade também é refletida nos riscos de incêndio ao longo da cadeia de processamento. É válido neutralizar fontes potenciais de combustçao direto na entrega do material de reciclagem e seu armazenamento.
As quantidades de misturas de materiais orgânicos e inorgânicos apresentam um risco considerável de incêndio, devido ao processo de fermentação.Tomados em conjunto com baterias que, por vezes, são descartadas com resíduos orgânicos e recipientes com líquidos inflamáveis que não tenham sido esvaziados por completo ou latas de spray, o potencial de combustão de materiais de reciclagem aumenta de forma exponencial. Até mesmo o transporte de uma etapa de processamento para a etapa seguinte cria desafios para a proteção contra incêndio: Por exemplo, os mancais de rolamento das esteiras transportadoras podem ficar aquecidos e entrar em combustão.
Se ocorre a combustão de fogo no material de reciclagem que esta sendo transportado, um incêndio pode se espalhar rapidamente para outras áreas da operação. Estações de processamento em que líquidos inflamáveis, como, por exemplo, na forma de fluido hidráulico, são utilizados, representam um risco adicional. Nessas máquinas, há uma facilidade para que ocorra o desenvolvimento de incêndios incontroláveis e isso passa a ser uma ameaça econômica para toda a empresa.
Sistemas de sprinkler são importantes componentes na proteção predia das usinas de reciclagem. Um sistema de detecção de incêndio complementa a proteção predial em todas as áreas. Os sinais dos detectores de incêndio acionam em conjunto a unidade de controle de detecção e de extinção de incêndio. Eles notificam as pessoas em risco, assim como a brigada de incêndio e, em muitos casos, assumem o controle e o monitoramento da operação dos sistemas de proteção contra incêndio. Sistemas de hidrantes completam a proteção predial e permitem que o incêndio seja atacado imediata e manualmente (primeira intervenção).